X

Halep toma 1ª dose da vacina da Pfizer em Bucareste

Quarta, 24 de fevereiro 2021 às 16:12:20 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A vice-líder do ranking da WTA, a romena Simona Halep, recebeu hoje em Bucareste, na Romênia, a primeira dose da vacina da Pfizer contra a COVID-19, informou a imprensa local. De acordo com as autoridades locais, a tenista escolheu ser imunizada com a vacina em questão.



Entrou em ação a segunda fase do plano de vacinação da Romênia. O país da região dos Balcãs têm disponíveis três vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e os cidadãos podem escolher com qual podem se imunizar. A autoridade de saúde local definiu que a vacina AstraZeneca/Oxford pode imunizar cidadãos do país entre 18 e 55 anos de idade, enquanto os imunizantes da Moderna e da Pfizer não têm uma idade limite, iniciada em 18 anos.

O presidente do Instituto Nacional Cantacuzino, Dr. Florin Oancea, foi questionado sobre a escolha de Halep pelo imunizante da Pfizer e pontuou que a escolha de Halep é como a de qualquer cidadão que está nos critérios de imunização, que pode escolher qual vacina. "E outra explicação para escolher a Pfizer, é que o reforço é feito o mais rápido, depois de 21 dias e você acabou a vacinação. Na AstraZeneca é feito depois de 56 dias, o que para um atleta significaria muito esperar", disse o médico ao Libertatea, que ainda ressaltou que apenas a vacina da Pfizer e da Moderna já estão aprovadas pela Agência Mundial Antidoping (WADA) e que no momento não há doses da Moderna à disposição, apenas na próxima semana.

Halep recebeu a dose, bem como muitos atletas do país, que fazem parte da segunda fase do plano nacional de imunização. "Eu queria ser vacinada. Vim com a mente aberta e estou bem. Fui vacinado com a Pfizer. Estou bem, não tive nenhum efeito colateral agora. É para o bem de todos e é por isso que decidi ser vacinada", declarou a tenista que receberá sua segunda dose em 17 março, na semana entre os WTAs 1000 de Dubai e Miami. 

banner
banner