X

Sharapova anuncia aposentadoria do tênis aos 32 anos de idade

Quarta, 26 de fevereiro 2020 às 10:19:51 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Uma das maiores tenistas de todos os tempos, a russa Maria Sharapova balançou o mundo do tênis na manhã desta quarta-feira ao anunciar sua aposentadoria do esporte em entrevista exclusiva às revistas norte-americanas ‘Vogue’ e ‘Vanity Fair’.



A russa de 32 anos atingiu o estrelato muito cedo, ainda aos 17 anos, quando se tornou a segunda tenista mais jovem a conquistar um título de Grand Slam, no torneio de Wimbledon ao derrotar Serena Williams na decisão, na edição 2004.

Em 2016 foi testada positiva para Meldonium, substância que passou a ser proibida pela Agência Internacional Antidopagem (WADA) justamente naquele ano, e foi suspensa por 15 meses das competições oficiais. Desde seu retorno, a russa vem tentando reencontrar seu melhor tênis, mas sem obter sucesso.

"Como você deixa para trás a única vida que você já conheceu? Como você se afasta das quadras em que treinou desde pequena, o jogo que você ama - um jogo que lhe trouxe lágrimas não contadas e alegrias indizíveis - um esporte em que você encontrou uma família, junto com fãs que se uniram atrás você por mais de 28 anos? Eu sou nova nisso, então por favor me perdoe. Tênis, estou me despedindo", escreveu a russa.

Sharapova deixa o esporte com uma legião de fãs e 36 títulos na carreira, sendo cinco destes em Grand Slams — Wimbledon 2004, US Open 2006, Australian Open 2008, Roland Garros 2012 e 2014. Além da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Ao todo, a russa figurou na liderança do ranking durante 21 semanas, posto que atingiu pela primeira vez em 2005, aos 18 anos de idade, ultrapassando nomes como Martina Hingis, Justine Henin, Amelie Mauresmo, Serena Williams e Kim Clisjters.