X

Brasília é a capital do tênis junivel na América do Sul nesta semana

Segunda, 17 de fevereiro 2020 às 10:52:36 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O Brasil está no centro do tênis infantojuvenil da América do Sul. Neste começo de 2020, os principais atletas juvenis do continente competem em grandes torneios realizados aqui. Um deles é a Copa BRB - Sul-Americano de Tênis 18 Anos, que vai movimentar as quadras de tênis do Iate Clube de Brasília entre esta segunda-feira (17) e sábado (22).



Parte do World Tennis Tour Juniors GB1, a competição vale pontos para o ranking mundial juvenil da ITF (Federação Internacional de Tênis), mas é exclusiva para atletas sul-americanos. Por isso, devido ao elevado grau de pontuação, a expectativa é que os maiores nomes da atualidade entre os jovens e as futuras promessas do circuito profissional participem do evento.

No masculino, são esperados alguns nomes que estão no top 100 juvenil, como os brasileiros Natan Rodrigues (16º), Gustavo Heide (32º) e Bruno Oliveira (46º), além dos argentinos Roman Burruchaga (37º), Alex Barrena (39º) e o venezuelano Lorenzo Claverie (68). A peruana Dana Guzman (21ª), a equatoriana Mell Gonzalez (37ª) e a uruguaia Guillermina Grant (62ª) são algumas das mulheres que devem compor a chave feminina.

O torneio chega a Brasília em um importante momento do tênis brasileiro. O país sediou desde o início de fevereiro o Brasil Juniors Cup (em Porto Alegre) e o Banana Bowl (em Criciúma e no Rio de Janeiro). Agora, o circuito chega a Brasília, cidade com tradição em realizar grandes eventos da modalidade e que já revelou grandes nomes para o esporte.

"É uma grande satisfação realizar a Copa BRB em Brasília, cidade que tem uma tradição enorme no cenário do tênis nacional. E o fato de este torneio acontecer na cidade vai ao encontro de um importante anúncio que fizemos recentemente, que foi a chegada do BRB - Banco de Brasília como o novo patrocinador master do tênis do Brasil. Sediar um evento desta magnitude no nosso país, ao lado de parceiros que investem e acreditam no esporte, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo para atender todas as pontas da modalidade e criar um calendário cada vez mais cheio de oportunidades para os nossos atletas", declara o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp.

Grandes nomes passaram pelo torneio ao longo dos anos. O campeão da última edição foi o argentino Thiago Tirante, que encerrou 2019 como o número 1 do mundo na categoria juvenil. Em 2018, o campeão foi o brasiliense Gilbert Klier Júnior, que no mesmo ano conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude. Felipe Meligeni também brilhou na competição em 2016, quando ficou com o título.