X

Sem grandes expectativas, Federer quer ir passo a passo na Austrália

Segunda, 20 de janeiro 2020 às 05:02:38 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Fora das quadras pelo circuito ATP desde o mês de novembro, o suíço Roger Federer iniciou sua temporada 2020 na madrugada desta segunda-feira com uma vitória tranquila no Australian Open. Apesar da boa forma, o número três do mundo garante baixas expectativas.



“Não joguei pelo circuito durante muitas semanas e 95% dos jogadores que estão aqui já disputaram partidas nesta temporada. Para mim, as três primeiras rodadas são a chave para prosseguir e recuperar o ritmo de jogo e de como lidar com a pressão. Hoje joguei solto, sem muitas complicações, mas na próxima rodada pode não ser assim. Vou passo a passo, jogo a jogo”, revelou.

Com 21 vitórias consecutivas na primeira rodada do Australian Open, Federer segue sem perder uma estreia em Grand Slams desde seu primeiro título, em Wimbledon 2003. “Para ser honesto, em algumas partidas estive perto. O fato de termos 32 cabeças de chave também ajuda a manter essa marca, quando comecei no circuito eram apenas 16. Pude criar um estilo de jogo para lidar com esses rivais de fora do 30, incluindo nos dias de estreia, com os nervos à flor da pele. Essas primeiras rodadas são peculiares, como acontece nos Masters 1000 onde você encontrar um top 20 por ali”.

O suíço ainda falou sobre a velocidade das quadras na edição 2020 do torneio australiano. “Acredito que estão similares aos demais anos. As bolas são muito rápidas quando novas e mudam muito depois disso, dependendo de contra quem se jogue e quão longos sejam os rallys. Além disso, as bolas perdem tensão muito rapidamente e sinto que de noite, ou com o teto fechado, o jogo é mais lento. Talvez dependa de quem se enfrenta e o estilo de jogo de cada um”, analisou.