X

ATP homenageia aposentados de 2019. Berdych oficializa retirada

Sábado, 16 de novembro 2019 às 14:10:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Após a vitória do grego Stefanos Tsitsipas sobre o suíço Roger Federer, a ATP organizou uma pequena homenagem aos profissionais do circuito que se aposentaram este ano. O tcheco Tomas Berdych aproveitou o momento para oficializar sua aposentadoria.



Homenageados em vídeo e pelo CEO da ATP, Chris Kermode, que também está se despedindo do cargo, foram chamados em quadra: o bielorrusso Max Miyrni, o polonês Marcin Matkowski, o russo Mikhail Youzhny, o cipriota Marcos Bagdhatis, o dominicano Victor Estrella Burgos, os espanhóis Nicolas Almagro e David Ferrer e os tchecos Radek Stepanek e Tomas Berdych.

Escolhido para falar ao público, Berdych comentou sua decisão de se aposentar: "Foram lindos momentos, estou emocionado de estar aqui. É difícil escolher um momento para destacar, claro a final de Wimbledon, mas a vida no circuito foi cheia de memórias, incluindo algumas não tão boas", refletiu.

"Tem muitas coisas na vida que você pode comprar, mas para nós, os jogadores de tênis, tem apenas um momento sem preço, quando acaba um jogo, numa arena como esta, você é o vencedor, este momento, para todos, especialmente pra mim, são das melhores coisas. Mas é isso, vida que segue e eu vou encontrar algo que me fará tão feliz quanto", ponderou ao ser questionado sobre seus planos para o futuro. O tcheco disse que vai se dar um tempo para descansar e se redescobrir.

Todos os presentes fizeram história nas últimas décadas no esporte, aos 42 anos, Mirnyi encerra a carreira em que conquistou um título em simples e outros 52 nas duplas, sendo seis deles títulos do Grand Slam. Em Jogos Olímpicos, ele foi medalhista de ouro ao lado de Victoria Azarenka nas duplas mistas em Londres 2012.

São seis ex-top 10 (Ferrer, Berdych, Bagdhatis, Stepanek, Youzhny e Almagro), quatro donos de títulos em Masters 1000 (Ferrer, Berdych, Mirnyi e Matkwoski) e quatro finalistas de Grand Slam (Ferrer, Berdych, Bagdhatis e Matkowski).