X

Tênis e Saúde - SARM, a substância que Bia Maia foi pega no doping

Terça, 23 de julho 2019 às 22:39:08 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Gilbert Bang - O receptor de androgênio faz parte da família dos receptores de esteróides em nosso organismo e não estão localizados apenas em músculos.  Receptores são estruturas das células onde a substância se liga para produzir seu efeito.



Confira mais posts do Blog!

 

A ação de modular um receptor significa alterar seu funcionamento seja estimulando seja inibindo sua atividade. SARMs é o termo usado para as substâncias moduladoras de forma seletiva do receptor do andrógeno (do inglês, selective androgen receptor modulators) e foram estudadas com a proposta de usá-las no tratamento de doenças na tentativa de minimizar os efeitos gerais dos andrógenos em outros tecidos (ex: testículos, próstata, útero, coração, fígado).

 

Apesar da crença de se obter efeitos mais específicos (seletivos), estudos clínicos não avançaram tanto em virtude de efeitos colaterais quanto pela falta de benefícios funcionais. Assim seu uso não está aprovado como medicação e ainda assim é comercializado como suplemento alimentar (exemplos de nomes comerciais: cardarine, ostarine, lingandrol/LGD, andarine S4).

 

Em 2008, a WADA (World Anti-doping Agency), incluiu essas substâncias moduladoras em sua lista de substâncias proibidas dentro da classe de agentes anabólicos, classe S1 (selective androgen receptor modulators (SARMs), e.g. andarine, LGD-4033, enobosarm (ostarine) and RAD140). Os SARMs têm sido utilizados em pesquisas clínicas no tratamento do câncer de mama, incontinência urinária de esforço e osteoporose. 

 

Sobre Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS).

Fale com o Bang: gilbertbang@hotmail.com