X

Retrospectiva - Janeiro - 20x Roger Federer

Quarta, 12 de dezembro 2018 às 14:03:19 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Começa a temporada e os tenistas já chegam com todo o gás. Claro, não podia ser diferente, pois temos um Grand Slam já em janeiro. Em 2018, o primeiro mês do ano teve o destaque do vigésimo título de Slam do suíço Roger Federer, e mais.



Veja mais:

Retrospectiva - Fevereiro - Seja bem-vindo de volta ao trono, Federer

 

Confira e relembre os acontecimentos mais importantes, em ordem cronológica, de janeiro:

Bellucci pego no doping

Logo no começo de janeiro, uma notícia bombástica para o tênis brasileiro: Thomaz Bellucci anunciou que estava suspenso desde agosto por ter violado o programa antidoping. A substância encontrada em seu exame havia sido a hidroclorotiazide, um diurético proibido pela WADA (Agência Antidoping Internacional) por mascarar o uso de outras substâncias.

O paulista alegava, antes do anúncio do doping, estar de fora do circuito por uma lesão no Tendão de Aquiles. Com cinco meses de suspensão, o ex-número 21 do mundo já estaria liberado para jogar em fevereiro.

Thomaz Bellucci é flagrado no antidoping e recebe 5 meses de suspensão. RELEMBRE!

Suíça é campeã da Copa Hopman

Primeiro evento do ano de Roger Federer e já veio a primeira taça. Defendendo a equipe da Suíça, ele e a compatriota Belinda Bencic bateram a Alemanha na decisão e levaram a competição amistosa entre nações.

A semana foi marcada por recordes de público nos jogos e treinos dos suíços na competição em Perth, na Austrália.

Suíça vence Alemanha e é campeã da Copa Hopman. RELEMBRE!

Murray opera o quadril

Os seis meses afastado do circuito, entre julho e dezembro de 2017, não foram suficientes para o britânico Andy Murray se recuperar da grave lesão no quadril. Após anunciar a sua desistência do primeiro Slam do ano, na Austrália, ele passou por cirurgia para corrigir o problema.

"Hoje, fui submetido a uma cirurgia bem sucedida no quadril direito no Hospital St. Vincent, em Melbourne. Gostaria de agradecer ao Dr. John O’Donnell e toda sua equipe por cuidarem de mim", disse Murray, logo após a intervenção cirúrgica feita em Melbourne.

Murray tem quadril operado com sucesso em Melbourne. RELEMBRE!

Brasil Open confirma retorno ao Ibirapuera

Após ter suas edições de 2016 e 2017 disputadas nas quadras do Esporte Clube Pinheiros, o mais antigo torneio ATP do país, o Brasil Open, voltaria a ser disputado no saibro coberto do Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista.

A 18ª edição do ATP 250 de São Paulo marcaria o retorno do título de único torneio disputado nessas condições (saibro coberto) em todo o calendário mundial da ATP.

Brasil Open é confirmado no Ibirapuera. RELEMBRE!

Del Potro volta ao top 10

Com vários problemas e cirurgias no punho, o argentino Juan Martín del Potro não alcançava a lista dos dez melhores do ranking desde agosto de 2014. Porém, após boas vitórias no início da temporada, ele garantiu seu retorno à lista seleta da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Del Potro voltará ao top 10 após mais de três anos. RELEMBRE!

Melo é campeão em Sidney

Disputando seu primeiro torneio no ano, o duplista brasileiro Marcelo Melo já conquistou um troféu. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, ele conquistou o ATP 250 de Sidney, na Austrália.

Seu 29° título de ATP serviu como um bom entusiasmo para a disputa do primeiro Major do ano, o Aberto da Austrália, que se aproximava.

Melo/Kubot abre a temporada com título em Sidney. RELEMBRE!

Djokovic volta com novo saque, mas cai nas oitavas no Aberto da Austrália

Voltando de lesão no cotovelo direito após seis meses anteriores de inatividade, o sérvio Novak Djokovic se viu obrigado a alterar o movimento de seu saque, o realizando de maneira mais curta. Após passar por altos e baixos na campanha, ele caiu nas oitavas de final para um inspiradíssimo Hyeon Chung.

O sul-coreano venceu o hexacampeão - dono de 12 Majors - em três duros sets e se tornou o primeiro de seu país a alcançar as quartas de um Slam. Já Djokovic, após o jogo, afirmou que seu cotovelo continuava incomodando.

Chung joga muito, derruba Djokovic na Austrália e faz história. RELEMBRE!

Wozniacki levanta 1° Slam e volta à liderança do ranking

Depois de muitas tentativas, enfim havia chegado o primeiro Grand Slam para a dinamarquesa Caroline Wozniacki. De quebra, ao conquistar o Aberto da Austrália, ela retornou ao número 1 do mundo.

A conquista da tão sonhada taça veio após uma vitória sensacional sobre a atual líder, a romena Simona Halep, em quase três horas de partida.

Wozniacki vence a batalha contra Halep, ergue seu 1º Slam e volta ao Nº1. RELEMBRE!

Federer conquista o Aberto da Austrália e levanta seu 20° Slam

Muitas coisas estavam em jogo quando o suíço Roger Federer entrou na disputa do primeiro Grand Slam do ano. Vencer seu vigésimo título deste porte, defender sua conquista de 2017, se tornar um dos maiores vencedores na Austrália e colar no líder do ranking, o espanhol Rafael Nadal.

Após uma vitória muito suada, em cinco sets, sobre o croata Marin Cilic, na grande decisão, Federer pôde "correr para o abraço" e comemorar todos estes grandes feitos do tênis mundial.

Federer vence Cilic no 5º set e levanta, no Australian Open, seu 20º Slam. RELEMBRE!