X

Maria Esther Bueno é estrela de exposição sobre moda no tênis do Hall da Fama

Sábado, 01 de dezembro 2018 às 14:31:27 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A eterna número 1 do Brasil, Maria Esther Bueno, está sendo relembrada com destaque na exposição da cronologia da mudança dos trajes para a prática do tênis no site do Hall da Fama do Tênis, sediado em Newport.



A exposição online tem por objetivo apresentar peças do Museu do Hall da Fama do Tênis (ITHF - sigla em inglês), que somam mais de 300 mil peças e 25 mil artigos em multimédia que incluem vídeos, fotos e áudios.

A mostra online está dividida em três partes  "Nascimento do Tênis" (1874-1918), "O Esporte Popular" (1905-1920) and "A Era profissional" (1968-presente).

A paulista Maria Esther Bueno é sempre lembrada pelo seu tênis plástico e habilidoso, mas a brasileira também ganhou destaque e é admirada no tênis mundial por seu estilo elegante e prático de vestimentas. Maria Esther, conhecida no exterior como Maria Bueno, colaborou com grandes estilistas que tentaram desenhar roupas para uma melhor prática do esporte, sempre agregando cores, feminidade, classe e linhas arrojadas e modernas para a época. Nossa Maria Esther foi uma das primeiras tenistas do mundo a competirem com 'mini-saias'.
Na exposição, o texto recorda a "elegância e o estilo glamuroso" da brasileira, que em parceria com o estilista sul-africano Ted Tinling "acrescentando camadas e forros coloridos aos vestidos e saias brancas, rompendo a barreira do visual branco do esporte.

Na exposição,há o figurino usado por Maria Esther na foto acima, composto por uma jaqueta de couro em tons claros definidos 'off white' com detalhes em lilás, cinto se cetim roxo e bermuda de alfaiataria branca.

Para conferir a exposição online, clique aqui.

 

Abaixo, o Tênis News traz um vídeo de junho 1967 no qual o estilista Ted Tinling mostra sua coleção desenhada especialmente para Wimbledon naquele ano. Todas as "modelos" são na verdade tenistas. Por volta do 1:58 do vídeo, que faz parte do banco de imagens da agência Reuters, é possível ver Maria Esther sentada do lado esquerdo do estilista, que mantinha ao seu lado, as tenistas responsáveis por parte de seus desenhos.