X

Natan Rodrigues é campeão do 34º Bahia Juniors Cup

-->
Sábado, 06 de outubro 2018 às 19:31:57 AMT

Link Curto:

Tênis Juvenil

Natan Rodrigues, 61º do mundo, fez história neste sábado ao conquistar o título da 34ª edição do Bahia Juniors Cup - Troféu Nilton Vasconcelos. O tenista bateu Pedro Boscardin e se tornou o terceiro baiano na história a conquistar



Natan marcou 6/2 6/1 na decisão na lotada quadra principal do Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), diante do catarinense Pedro Boscardin, terceiro cabeça de chave, e iguala os feitos de Silas Cerqueira, campeão de 2013, e Duda Catharino Gordilho, vencedor em 1995. Duda Catharino foi vice-campeão em 1993 na categoria 16 anos perdendo final para Gustavo Kuerten, o ídolo do tênis brasileiro e mundial.

"Vai ficar eterno em mim poder ganhar aqui na frente das pessoas que gostam de mim, muito gratificante para mim", comemorou Natan que comentou sobre a partida contra o amigo: "Foi um 6/2 6/1, eu sabia que seria duro, precisava ficar com o pé no acelerador pois ele é um tenista qualificado pois qualquer brecha ele poderia voltar e complicar, a chave foi manter a consistência e o mental durante toda a partida".

A conquista é a terceira na carreira de Natan que venceu os torneios de Itajaí (SC) ano passado e este ano Cali, na Colômbia. Com a conquista ele marcará 100 pontos no ranking mundial (descarta 30 do ano passado) e ficará perto do top 50 mundial. Com o resultado também ele garante vaga para a disputa dos Grand Slams na próxima temporada, os quatro maiores eventos do ano, o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open.

"Não vi para qual lugar vou no ranking, não me preocupei muito com essa questão de pontos. Eu fiz uma série na Hungria agora antes do Mundial onde tinha o foco de entrar no top 50, mas não joguei bem , acabou que não deu certo, e aqui procurei não me cobrar com isso e deu certo", apontou o tenista que neste fim de ano, antes das disputas dos Slams em 2019, vai mesclar eventos juvenis de alto calibre no México com torneios profissionais no Brasil no interior de São Paulo buscando seus primeiros pontos no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.

Natan quebrou uma série invicta de Boscardin que tinha 20 vitórias e três títulos consecutivos. Apesar da derrota o catarinense que tem Gustavo Kuerten como mentor, dará um salto de mais de 70 posições e ficará dentro dos 200 melhores do mundo.

O Bahia Juniors Cup tem a tradição de revelar grandes talentos do tênis. Em 2016 Thiago Wild venceu a competição e em setembro deste ano entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro campeão do US Open, em Nova York. A competição já teve título de Gustavo Kuerten e presenças de Fernando Meligeni, André Sá, Marcelo Melo, entre outros.