X

Natan, Boscardin e Nalanda superam cansaço do Mundial e vencem no Bahia Juniors

-->
Terça, 02 de outubro 2018 às 20:52:07 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Dois dos principais favoritos ao título da 34ª edição do Bahia Juniors Cup e membros do Time Guga, de Gustavo Kuerten, superaram o cansaço de uma longa viagem da Hungria na disputa da Copa Davis juvenil, o Mundial até 16 anos, e venceram a primeira rodada nesta terça-feira na mais valiosa competição mundial juvenil do Brasil no segundo semestre, terceira maior do país no ano.



O torneio com 307 atletas de 15 países tem jogadores de 8 até 18 anos e é disputado nas quadras do Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador.

O baiano Natan Rodrigues, 61º do ranking mundial e principal favorito ao troféu, derrotou o qualifier catarinense Herick Isago por 6/2 6/0 na principal quadra. Ele enfrenta nas oitavas de final o brasileiro Luiz Eduardo Santos que viu Lucas Dini abandonar após vencer o primeiro set por 6/4.

"Esperava um pouco mais de dificuldade, mas consegui vir bem confiante, fiz uma gira na Hungria de seis semanas onde não comecei muito bem, mas no final estava jogando bem. Fiz um bom Mundial. Hoje consegui sacar bem o que facilitou minha vida para sair com essa vitória com mais tranquilidade", disse Natan que veio no mesmo voo que Boscardin para Salvador que pousou no fim da noite de segunda-feira: "Um pouco cansado ainda, tem que adaptar um pouco mais, espero que consiga, fui dormir 1h da madrugada ontem, dormi pouco por conta do fuso horário de cinco horas, mas estou feliz".

Para Natan a experiência foi positiva na disputa da Davis juvenil. O Brasil perdeu nas quartas de final para a França em duelo apertado e o time terminou com a sétima colocação somando vitórias sobre os Estados Unidos e Grã-Bretanha: "Fizemos uma baita fase de grupos, confiantes, terminamos em 1º. A França que era a segunda favorita acabou escorregando na fase inicial, caiu contra nós no sorteio, é uma equipe muito dura. Tivemos para ganhar os dois jogos, mas infelizmente caiu para o lado deles", finalizou o tenista de 16 anos que disputa pelo segundo ano a categoria mundial até 18 anos do evento. Ano passado ele surpreendeu e fez semifinal enquanto disputava apenas sua primeira competição no Brasil na categoria.

Pedro Boscardin, um ano mais jovem que Natan, tenista catarinense que tem Gustavo Kuerten como mentor e técnico - Ricardo Schlachter - que já derrotou Guga Kuerten em 1998 no Campeonato Brasileiro, um ano após o título em Roland Garros, viveu a mesma situação do baiano e conseguiu bater Gabriel Busato, seu ex-companheiro de treinos em Joinville (SC), por um duplo 6/3.

 

 

"Foi um jogo bem duro, estava esperando, treinava com ele até três anos atrás. A dificuldade foi a troca de lugar e quadra, estava cansando rápido nos pontos, difícil de aguentar, mas consegui lidar bem com isso, joguei bem. Estava um pouco perdido com a quadra rápida, atrasando um pouco em algumas bolas, mas consegui me adaptar bem".

"Meu jogo desde pequeno foi ser agressivo e cuidar para não ficar muito passivo, defendendo muito, estamos trabalhando bastante essa parte de atacar. Por isso acabo errando um pouco mais, precisa estar mais intenso e concentrado para atacar toda hora errando pouco. Hoje estava um pouco perdido por conta dessa diferença da velocidade das quadras, mas acho que para o próximo jogo devo melhorar", seguiu Boscardin que enfrenta o argentino Ezequiel Monferrer nas oitavas de final. Monferrer marcou um duplo 6/1 no paranaense Miguel Danelon: "Conheço bastante ele, meu jogo encaixa com o dele, é jogar agressivo para buscar a vitória".

Boscardin comentou a experiência da disputa do Mundial na Hungria: "Infelizmente saímos com um gostinho amargo de que poderíamos ter ido além, acabou escapando no detalhe. Mas foi uma grande experiência, valeu muito a pena".

No feminino destaque para a goiana Nalanda Teixeira, que treina no Rio de Janeiro. Ela também veio da disputa do Mundial, no caso a Fed Cup juvenil, e passou pela paulista Juliana Munhoz por 7/6 (7/2) 6/3 e vai encarar nas oitavas de final a brasileira Thassane Abrahim que bateu a oitava favorita, Julia Klimowicz por 2/6 6/4 6/3.

"Foi bem duro principalmente no primeiro set, estava bem cansada da viagem e mudanças de piso etc, mas consegui ir bem nos pontos importantes. No começo senti a diferença, mas depois me adaptei. Na próxima rodada preciso ser agressiva para tentar a vitória".

Rodada desta quarta-feira tem todos os jogos das oitavas com presença de três baianos. Jogos começam às 8h

A rodada de quarta-feira terá todos os jogos das oitavas de final na categoria mundial com programação começando às 8h. A Bahia terá presença com Maria Menezes enfrentando a segunda favorita, a paulista Ana Luiza Cruz, em torno das 9h30. Gustavo Schwebel encara o qualifier Gustavo Magalhães não antes das 15h e o duelo de Natan contra Luiz Eduardo Santos não antes das 13h30.

Além deles destaque para a polonesa Weronika Baszak encarando a gaúcha Amanda de Oliveira, de apenas 13 anos, que marcou no torneio seus primeiros pontos no ranking mundial. Este jogo abre o dia na quadra principal às 8h. Também a filha do craque de futebol Alex, Maria Mauad, que enfrenta a sexta favorita, a finlandesa Alexandra Antilla, em torno das 9h30. Pedro Boscardin encara o argentino Monferrer em torno das 12h30.

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup tem o recorde de 307 atletas de 15 países (Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia) dos 8 até os 18 anos de idade, um aumento de 50% em relação ao ano de 2017. A competição vai até o dia 6, próximo sábado.

O Bahia Juniors Cup é um celeiro de craques do tênis brasileiro. Além de ter revelado Gustavo Kuerten a competição foi palco em 2016 do primeiro título a nível mundial para o paranaense Thiago Wild que derrotou o jogador que hoje é número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez. O garoto que hoje tem 18 anos se sagrou campeão do US Open no mês passado se tornando o primeiro brasileiro campeão do Slam no júnior e apenas segundo brasileiro a levantar um Major no juvenil. O torneio baiano é especial na carreira do tenista que a partir de agora se dedicará integralmente ao profissional. Além de Wild e Guga, o Bahia Juniors Cup teve presenças de grandes nomes como Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, André Sá, entre outros grandes talentos.

A quarta-feira marcará o dia dos jogos das oitavas de final com início previsto para 8h. A programação será divulgada ao fim do dia.

Resultados de momento desta Terça-Feira (02/09):

Torneio Mundial - 18 anos

Quadra 1

(Q) Maria Mauad (BRA) 6/7 (4) 6/4 7/6 (4) Priscilla Jankian (BRA)

Ezequiel Monferrer (ARG) 6/1 6/1 Miguel Danelon (BRA)

Bryan Kuntz/Nicolas Zanellato (BRA) 7/6 (4) 7/5 Guilherme Diniz/Nino Portugal (BRA)

(1) Alexandra Antilla/Weronika Baszak (FIN/POL) 6/3 6/1 Isabela Mercante/Sofia Mendonça (BRA)

(1) Natan Rodrigues (BRA) 6/2 6/0 Herick Isago (BRA)

(2) Dakota Fordham/Jimar Gonzalez (EUA/CHI) 6/2 7/5 Julia Klimowicz/Maria Menezes (BRA)

Em andamento - Lucca Pinto/Gustavo Schwebel (BRA) x (2) Rafael Marques/Matheus Queiroz (BRA)

(1) Pedro Boscardin/Natan Rodrigues (BRA) x Luiz Santos/Daniel Szczupak (BRA)

Quadra 2

Thassane Abrahim (BRA) 2/6 6/4 6/3 (8) Julia Klimowicz (BRA)

Luiz Santos (BRA) 6/4 abandono Lucas Dini (BRA)

Maria Oliveira/Giovanna Pereira (BRA) x Thassane Abrahim/Namie Isago (BRA)

(3) Pedro Boscardin (BRA) 6/3 6/3 Gabriel Busato (BRA)

João Duleba/Gustavo Magalhães (BRA) x Gabriel Generoso/Ezequiel Monferrer (BRA)

16h - Roberta Armani/Alice Marques (BRA) x (3) Ana Luiza Cruz/Nalanda Silva (BRA)

João Pedro Alcantara/Joaquim Almeida (BRA) x Miguel Danelon/Guilherme Zotin (BRA)

Quadra 3

8h - (6) Alexandra Antilla (FIN) 6/0 6/1 Giovanna Pereira (BRA)

Anfisa Danilchenko/Isabel Oliveira (RUS/BRA) 6/0 6/0 Thaina Carvalho/Isabela Fioravanti (BRA)

Erika Cheng/Gabriela Giraldo (BRA/COL) 6/2 6/2 Thaissa Moreira/Giulia de Aguiar (BRA)

(3) Ilarion Diatchenko/Gustavo Madureira (RUS/BRA) 6/3 6/2 Ricardo Machado/Gustavo Deszczynski (BRA)

Livia Cavalcanti/Camila Fonseca (BRA) 6/3 6/7 (8) 10/8 Ana Candiotto/Maria Mauad (BRA)

Nalanda Teixeira (BRA) 7/6 (2) 6/3 Juliana Munhoz (BRA)

Em andamento - Alec Lichter/Lucas Dini (BRA) x Arthur Fonseca/Gabriel Hurtado (BRA/COL)

Priscila Janikan/Juliana Munhoz (BRA) x Zoe Correa/Maria Oliveira (CAN/BRA)

Gabriel Busato/Eduardo Taiguara (BRA) x Herick Isago/Jackson Xavier (BRA)

Resultados 16 anos (Sul-Americano)

Gabriel Constantino (BRA) [2] 6/1 6/1 Arthur Ferreira (BRA)

Ricardo Dutra (BRA) 7/6 (6) 6/1 Lucas Costa De Lima (BRA) [7]

Rodrigo Braunstein (BRA) 6/3 6/2 Luca Yakasilo Lima (BRA)

Ernani De Britto Granville Costa Neto (BRA) 6/3 6/2 Pedro Felipe (BRA)

Resultados 14 anos (Sul-Americano)

Gabriel Monteiro Barbosa (BRA) [2] 6/0 6/2 Joao Miguel Santana Rodri Oliveira (BRA)

Pedro Pinto (BRA) 6/1 6/2 Enzo Crevelaro (BRA) [3]

Lucas Godinho (BRA) [7] 6/2 6/1 Gabriel Lima (BRA)

Paulo Hugo Etchecoin (BRA) 4/6 6/2 6/3 Filipe Costa (BRA)

Nicolas Oliveira (BRA) 6/4 6/3 Breno Maciel (BRA)

Feminino

Milena Chicata (PER) [1] 6/3 6/2 Mell Cohen (BRA)

Lara de Souza (BRA) [3] 6/2 6/4 Helena Sarkis (BRA)

Julia Viesi Santoro Pereira (BRA) [5] 6/0 6/0 Isabela De Nadai (BRA)

Maria Duarte (BRA) 6/1 6/1 Marina Guerra [3] (BRA)

Programação desta Quarta-Feira (03/09) - Jogos de Simples:

Quadra 1

8h - (1) Weronika Baszak (POL) x Amanda Oliveira (BRA)

Maria Menezes (BRA) x (2) Ana Luiza Cruz (BRA)

10h - Nalanda Teixeira (BRA) x Thassane Abrahim (BRA)

Ezequiel Monferrer (ARG) x (3) Pedro Boscardin (BRA)

13h30 - (1) Natan Rodrigues (BRA) x Luiz Santos (BRA)

15h - Gustavo Schwebel (BRA) x (Q) Gustavo Magalhães (BRA)

Quadra 2

8h - (5) Dakota Fordham (EUA) x Giulia de Aguiar (BRA)

(6) Alexandra Antilla (FIN) x Maria Mauad (BRA)

(4) Rafael Marques (BRA) x Guilherme Diniz (BRA)

Nicolas Zanellato (BRA) x Guilherme Zotin (BRA)

13h30 - João Duleba (BRA) x (2) Ilarion Danilchenko (RUS)

Quadra 3

8h - (4) Jimar Gonzalez (CHI) x Namie Isago (BRA)

(7) Gabriela Giraldo (COL) x Isabela Fioravanti (BRA)

10h - Isabela Mercante (BRA) x (3) Anfisa Danilchenko (RUS)

Breno Ferreira (BRA) x Bryan Kuntz (BRA)

13h30 - Joaquim Almeida (BRA) x Gustavo Madureira (BRA)

 
Serviço:

Quando: de 29 de Setembro até 6 de Outubro

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Graça, Salvador (BA)

Programação prévia 34º Bahia Juniors Cup*

Segunda-Feira - 1º Outubro - 1ª Rodada - A partir das 8h

Terça-Feira - 2 Outubro - 1ª Rodada - A partir das 8h

Quarta-Feira - 3 de Outubro - Oitavas de Final - A partir das 8h

Quinta-Feira - 4 de Outubro - Quartas de Final - A partir das 9h

Sexta-Feira - 5 de Outubro - Semi Finais - A partir das 9h

Sábado - 6 de Outubro - Finais - A partir das 9h

* sujeito à alterações

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia  Juniors Cup tem o patrocínio da da SETRE, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e da Sudesb, do Governo do estado da Bahia, dos Correios, o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e apoio das Águas Meleva, Cassi Turismo e RevestBege . O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.