X

Campinas recebe pelo oitavo ano consecutivo estrelas do circuito ATP Challenger

Terça, 11 de setembro 2018 às 15:45:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Desde 2011, Campinas é destaque no calendário profissional com a disputa do Campeonato Internacional de Tênis, apresentado pelo Santander e Ministério do Esporte. O tradicional evento integra o circuito ATP Challenger e acontecerá entre 29 de setembro e 7 de outubro, na Sociedade Hípica, com entrada gratuita. A competição totaliza US$ 50 mil em prêmios (equivalente a R$ 208 mil), oferece hospedagem aos jogadores e contabiliza pontos para o ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).



Como faz parte da tradição do evento, o Campeonato Internacional de Tênis costuma atrair destaques e revelar grandes nomes para o circuito. Os argentinos Diego Schwartzman, atual campeão do Rio Open e top 15 do mundo, Guido Pella, 62º do ranking, por exemplo, fazem parte da galeria de vencedores do torneio. O saibro campineiro também já recebeu as principais estrelas do tênis nacional, como os três brasileiros mais bem posicionados atualmente na ATP: Thiago Monteiro, Rogério Dutra Silva e Guilherme Clezar, este campeão em 2013.

"O ATP Challenger de Campinas se consolidou no calendário internacional do tênis e atualmente é considerado o segundo torneio mais tradicional do País e o terceiro em grandiosidade, atrás apenas do Rio Open e Brasil Open. A cada edição realizada, o público cresce e o torneio atrai melhores tenistas para a chave em função das referências positivas que os próprios jogadores e a ATP compartilham sobre este evento", disse Danilo Marcelino, atual presidente do Instituto Sports e diretor do Campeonato Internacional de Tênis.

Nesta quarta-feira, a ATP e o Instituto Sports irão anunciar a lista oficial com os nomes dos 22 jogadores inscritos, enquanto nas próximas semanas que antecedem a competição o público conhecerá os quatro tenistas contemplados com wild cards (convites) para a chave principal. 

Em 2019, Novas Regras

Esta será a última vez que o torneio acontecerá no formato de nove dias, sendo dois deles neste ano (29 e 30/09) dedicados exclusivamente ao qualifying. A partir da próxima temporada, em virtude das novas regras estabelecidas pela ATP para todos os Challengers, o quali será reduzido de 32 para 4 tenistas - havendo somente dois jogos nesta fase -, a chave principal aumentará seu número de vagas de 32 para 48, e toda a programação do torneio será realizada em sete dias.