X

Wimbledon culpa a FIFA por colocar a final da Copa do Mundo mais cedo

Quinta, 05 de julho 2018 às 13:21:13 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A organização de Wimbledon acusou a FIFA, Federação Internacional de Futebol, que adiantar o horário da final da Copa do Mundo da Rússia para 12h. O horário vai coincidir com a final masculina do torneio no All England Club marcada para 10h.



De acordo com o jornal britânico The Times, Wimbledon afirma que a final da Copa do Mundo costumava ser 18h no horário londrino, mas para esta edição começa às 16h. A organização do mais tradicional de tênis vem sendo pressionada para mudar o horário, mas se recusa a alterar e o mantém para 14h locais o que muito provavelmente vai fazer com que entre dentro da final da Copa do Mundo de futebol.

A média de duração das finais masculinas de Wimbledon beira as três horas, por isso a BBC, que faz a transmissão do torneio de tênis e do futebol, anunciou na quarta-feira que a cobertura da final do tênis será até às 15h no principal canal mudando para o canal 2 na sequência em virtude da decisão do futebol em Moscou. Será a primeira vez na história que o canal fará tal tipo de mudança.

Wimbledon não coloca telões e tampouco televisões com os jogos da Copa do Mundo e isso vem fazendo com que torcedores até deixassem as dependências do torneio em horários dos jogos como ocorreu na noite de terça-feira em que a Inglaterra venceu a Colômbia nos pênaltis e garantiu vaga nas quartas de final na Rússia. 

Outro problema é com os convidados do camarote real para sábado dia de mais um jogo da Inglaterra na Copa contra a Suécia. Alguns figurões como David Beckham e Gary Lineker estão cobrindo os jogos da Copa e não devem pintar por lá.
Mick Desmond, diretor comercial e de mídia do All England Club, afirmou que Wimbledon esteve em contato com a FIFA para o horário da final e que a decisão foi tomada 18 meses atrás: “É um pouco surpreendente que a FIFA teve a ideia de colocar a final para às 16h. Não foi algo que fizeram no passado. O torneio sempre começa a final às 14h e vamos começar às 14h. Houve diálogo com a FIFA e com as empresas de transmissão. Quem tinha os direitos dos dois eventos ficou preocupado e no fim das contas a FIFA resolveu fazer isso.

As finais das Copas de 2014 e 2010 foram às 20h e 19h30 do horário britânico respecticamente e em 2006 às 19h. A final da Euro em 2016 foi no mesmo dia da final de Wimbledon e começou às 20h.

 

Um porta-voz da FIFA afirmou que o horário de 16h foi escolhido em 2015 para maximizar a audiência na televisão: "Entendo que as pessoas estejam acordando agora para isso, mas a decisão já foi tomada".