X

Halep faz história e, de virada, finalmente ergue a taça em Roland Garros

Sábado, 09 de junho 2018 às 12:18:13 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A número 1 do mundo, a romena Simona Halep, finalmente conquistou seu primeiro título do Grand Slam, após bater na trave três vezes, ao superar de virada a campeã do US Open, a norte-americana Sloane Stephens, 10ª da WTA, em Roland Garros.



Halep precisou de 2h02 para fechar o placar em 3/6 6/4 6/1 tendo convertido um ace, este no último game da partida, contra um da norte-americana, que cometeu 38 erros não-forçados contra 26 da romena, que disparou 18 bolas vencedoras contra 16 de Stephens.

Após perder a final em Roland Garros em 2014 para Maria Sharapova, em 2017 para a letã Jelena Ostapenko de virada, e a final do Australian Open este ano para a dinamarquesa Caroline Wozniacki, todas em três sets, Halep escreve seu nome na história do tênis como a segunda romena ao vencer um título de Grand Slam, curiosamente 40 anos após a conquista de Virginia Ruzici, campeã em Paris em 1978.

A conquista também veio 10 anos após a tenista erguer a taça em Roland Garros na chave juvenil.

Halep tornou-se a primeira número 1 da WTA, que chegou ao posto sem conquistar um título de Grand Slam, a erguer um título deste nível ainda como número 1 do mundo. 

O jogo

Em uma disputa muita tática desde o primeiro ponto, Stephens adotou uma postura defensiva e buscou deixar com que a romena buscasse os pontos e cometesse erros. Sólida na linha de base, a norte-americana defendeu-se muito bem e conquistou a quebra de saque no quarto game, abriu 4/1 no placar  e administrou com solidez.

Empurrada pela torcida, Halep buscou tentar a reação, mas parecia cansada diante do paredão defensivo da campeã do US Open e foi quebrada no primeiro game, viu a rival abrir 2/0 e começar a cometer alguns erros. No quarto game, acreditando e empurrada pela torcida, devolveu a quebra de saque no quarto game, abriu 4/2, com nova quebra e acaba cometendo erros na sequência, tem saque quebrado de zero no sétimo game, viu Stephens igualar o placar em 4/4 e com muita luta, buscando ser agressiva, conquistou a quebra no décimo game fechando o set e igualando a partida.

No terceiro set, Halep contou com o nervosismo de Stephens, que cometeu erros e acabou quebrada no segundo e quarto games, apesar de lutar muito, viu a romena abrir 5/0 no placar e administrar. Halep ainda foi pressionada no último game, chegou ao match-point em belo ponto definido com smash e sacou sólido para sagrar-se campeã em erro na devolução da norte-americana.