X

Del Potro bate Cilic, volta à semi de Roland Garros após 9 anos e desafia Nadal

Quinta, 07 de junho 2018 às 10:08:08 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Em mais uma partida interrompida pela chuva que atingiu Paris nesta quarta-feira, o argentino Juan Martin Del Potro entrou em quadra nesta quinta para finalizar seu duelo contra o croata Marin Cilic, que lhe rendeu a vaga na semifinal em Roland Garros.



A partida extremamente disputada, que teve 3h50 de duração, com vitória do argentino pelo placar final de 7/6(5) 5/7 6/3 7/5, que anotou seu 11º triunfo sobre Cilic em 13 jogos que fizeram no circuito profissional.

Fazendo sua primeira semifinal em Roland Garros desde 2009 — quando fui superado por Roger Federer em 5 sets — Del Potro agora tem o maior desafio em seu caminho, o espanhol Rafael Nadal que também nesta quinta derrotou o argentino Diego Schwartzman, de virada, por 4/6 6/3 6/2 6/2.

 

O Jogo

A partida entre o argentino e o croata foi extremamente disputada desde o início. Como ambos são grandes sacadores, os games correram sem problemas até o oitavo game, quando o argentino teve três chances de quebra, todas salvas por Cilic. Dois games depois, Del Potro voltaria a ter três break-points, mas Cilic fechou a porta e a definição foi para o tie-break. Quando a parcial de desempate marcava 5-5 a partida foi interrompida pela chuva que atingiu a capital francesa na quarta-feira. No retorno, nesta quinta, Del Potro levou a melhor e fechou em 7-5.

Um set à frente, Del Potro conseguiu manter o bom ritmo que vinha demonstrando na primeira parcial, mas foi Cilic quem teve as chances desta vez. Após ter tido chances de quebra no sétimo game, o croata converteu a quebra no nono e abriu 5/4, tendo a chance de sacar para o set. Del Potro lutou bastante, conseguiu devolver a quebra, mas acabou por ceder seu saque novamente e em seguida Cilic venceu a parcial em 7/5.

Com a partida empatada, Cilic começou melhor na terceira parcial, abrindo uma quebra logo no primeiro game. A vantagem do croata se manteve até o sexto game, quando o argentino conseguiu uma quebra de zero. Dois games depois os potentes forehands de Del Potro fizeram estrago e ele converteu mais uma quebra, sacando em seguida para fechar em 6/3.

Estando o argentino na vantagem, a partida voltou aos moldes do primeiro set. Com ambos os tenistas mantendo seus saques com tranquilidade, Cilic foi o primeiro a acusar a extensão da partida, que chegou perto das 4h de duração e apresentou alguns erros não forçados. Tais erros fizeram a diferença no 11º game, quando Del Potro converteu a quebra decisiva e sacou para liquidar a partida com 7/5 no quarto set.