X

Nadal volta com tudo, bate Schwartzman e vai à semi em Roland Garros

Quinta, 07 de junho 2018 às 08:58:17 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Sem dúvida a chuva de quarta-feira ajudou Rafael Nadal. Se ele já tinha virado o segundo set abaixo após a primeira pancada cair, no retorno nesta quinta-feira após o adiamento foi melhor ainda despachando o argentino Diego Schwartzman, 12º colocado.



O número 1 do mundo e decacampeão do torneio em Paris marcou 3 sets a 1 sobre o baixinho argentino marcando 4/6 6/3 6/2 6/1 após 3h26min de duração na Philippe Chatrier, a principal quadra do evento. Foi sua sexta vitória em seis jogos contra Schwartzman e a primeira vez que perdeu um set desde 2015. Em 2016 foram dois jogos e WO nas oitavas e em 2017 foram mais 19 sets jogados com mais 12 nesta edição, totalizando 37 sets seguidos até a perda da primeira etapa nas quartas para o argentino.

Nadal atinge pela 11ª vez a semifinal e emplaca sua 84ª vitória em 86 jogos no torneio. Em todas as vezes que foi para a semi o tenista acabou campeão e segue atrás do 11º título e seu 17º Grand Slam.

Seu adversário sai ainda nesta quinta entre Juan Martin del Potro, sexto, e Marin Cilic, quarto. A semi será já nesta sexta-feira.

 

O Jogo

A partida teve um início bastante equilibrado, com ambos os tenistas jogando um tênis de altíssimo nível. Nadal teve que salvar quatro break-points já em seu primeiro game de saque, mas no segundo não teve a mesma postura e acabou quebrado. Em seguida, o argentino cometeu uma série de erros e acabou devolvendo a quebra. Com tudo empatado, Schwartzman voltou a pressionar o saque de Nadal, que conseguiu confirmar. A boa fase do saque do espanhol, no entanto, não durou muito. Sendo quebrado no sétimo game da parcial, Nadal devolveu a quebra em seguida mas acabou sofrendo uma nova quebra no nono game que foi decisiva e permitiu que o argentino sacasse e fechasse em 6/4.

Na segunda parcial, Schwartzman teve a quebra inicialmente já no terceiro game e abriu 2/1. Exatamente como no primeiro set, Nadal devolveu a quebra em seguida e foi quebrado novamente. Com o placar marcando 3/2 a favor do argentino, veio a primeira interrupção pela chuva. Após uma hora de paralização, o jogo retornou com uma quebra do espanhol, que viria a quebrar novamente o saque do argentino e sacar para fechar o set em 5/3 com 30/15 quando a chuva retornou com força e forçou o adiamento da partida para a quinta-feira.

No retorno da partida, o espanhol garantiu o segundo set tranquilamente vencendo dois pontos e demonstrou uma postura diferente do dia anterior, o que lhe rendeu 10 pontos consecutivos e duas quebras de saque já no terceiro set. Com 4/1 na vantagem, Nadal precisou apenas manter sua vantagem até chegar em 5/2. Apenas no game decisivo da parcial que Schwartzman demonstrou alguma reação e chegou a ter quatro chances de quebra, todas salvas pelo espanhol, que venceu a parcial por 6/2.

Com a virada em mãos, Nadal seguiu tomando conta do jogo. No quarto set, a quebra veio já no terceiro game em uma sequência de erros do argentino. Tendo confirmado apenas seu primeiro game de saque, Schwartzman cedeu uma nova quebra no quinto game cometendo uma série de erros e se colocando em situação complicada quando Nadal sacou e ficou com 5/1 no placar. O argentino ainda garantiu mais um game com muito esforço, mas não conseguiu evitar que o espanhol sacasse e fechasse em 6/2.