X

Federer precisará de quartas para ser número 1 após Miami

Domingo, 18 de março 2018 às 20:46:11 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O vice-campeonato em Indian Wells não facilitou muito a vida do suíço Roger Federer para a manutenção de sua condição de número 1 do mundo. Mesmo com a ausência confirmada de Rafael Nadal, Federer precisará obter bons resultados no Masters de Miami.



Ao término de Indian Wells, Federer fica com 9660 pontos, enquanto o espanhol, em segundo, segue com 9370. Diante deste panorama, ficam a ser defendidos os 600 pontos de Nadal pela final em Miami em 2017 — que serão descontados, já que o espanhol não estará no torneio — e os 1000 de Federer pelo título no ano anterior.

Em caso de desistência do suíço em Miami, mesmo sem jogar, Nadal retorna ao número 1 com 8770 pontos, enquanto Federer ficaria com 8660, apenas 110 pontos atrás. Se optar por disputar o torneio, o suíço precisaria atingir as quartas de final, onde garantiria a defesa de 180 pontos que o manteriam na liderança.

Ainda que não consiga manter a liderança após Miami, Federer segue em uma situação favorável, já que a única pontuação relevante que defende vem apenas em junho, após Roland Garros, no ATP 500 de Halle, onde foi campeão. Já Nadal, que se recupera de uma lesão, defende 4680 pontos antes de Wimbledon referentes aos títulos de Monte Carlo, Madri, Barcelona e Roland Garros, assim como 180 pontos das quartas de final em Roma.