X

Afini Tennis adere o Atleta Cidadão em São José dos Campos (SP)

Quarta, 07 de março 2018 às 12:35:59 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Os jovens talentos que fazem parte do Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, se aproximaram recentemente dos integrantes da Afini Tennis, equipe de alto rendimento da cidade que é apoiada pela administração.



Desde fevereiro, a nova geração tem participado dos treinamentos com os mais experientes no Clube de Campo Santa Rita, no bairro Urbanova, região oeste, onde recebem todo o acompanhamento técnico e administrativo dos profissionais do elenco representativo em parceria com o Atleta Cidadão.
 
A mudança foi promovida para que os novos tenistas tenham todo o suporte para seguir treinando e jogando após saírem da base. Segundo Luciano Maquioni, técnico do programa Atleta Cidadão, “os garotos e garotas vão treinar junto a atletas de ponta, em um clube com a melhor estrutura da região”. Para ele, isso representa, além da motivação, “a certeza de crescimento muito maior como atletas”.
 
O gestor do programa mantido pela Prefeitura, Profº José André Bonafé, explica que "a parceria firmada com o Clube Santa Rita e Afini Tennis irá impulsionar o programa de tênis e dar aos jovens reais oportunidades de chegarem com sucesso ao ápice da carreira desportiva”.
 
Além da oportunidade de seguir a carreira desportiva profissional, os integrantes do Atleta Cidadão terão suporte para buscar bolsas de estudo em faculdades nos Estados Unidos. A empresa Daquiprafora fará a ponte entre os meninos e meninas que estiverem aptos, tanto tecnicamente como academicamente, com a rede de ensino norte-americana.
 
“Sob o amparo da empresa, temos certeza que os talentos joseenses do tênis terão ainda mais motivos para se dedicarem ao aperfeiçoamento desportivo e aos estudos", disse o Profº José André Bonafé.
 
Segundo Gustavo Zanette, um dos sócios do Daquiprafora “é sempre gratificante ter a oportunidade de participar de projetos que auxiliam no desenvolvimento de jovens talentosos. Espero que possamos ajudar um bom número de atletas a conseguirem bolsas em faculdades americanas, o que mudaria para sempre a vida deles e de suas famílias.”
Para Wagner Wtechelsk, Diretor de Esportes da Associação Esportiva São José, “projetos como esse, que incentivem as crianças e adolescentes à prática esportiva, sempre serão bem vindos dentro de nossos clubes. Nossa parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e com a Equipe Afini Tennis, já vem de longa data e, sempre com ótimos resultados. Será muito gratificante ver o desenvolvimento dos jovens tenistas do Atleta Cidadão dentro de nossas quadras”.
 
Apoio ao talento do Programa Atleta Cidadão é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e tem como objetivo formar atletas de 7 a 19 anos para as categorias de base de 23 modalidades, aliando o treinamento desportivo com os estudos. 
 
Atualmente, o programa atende 1.183 crianças e adolescentes que fazem parte dos elencos principais. Eles recebem apoios estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais.
As seletivas acontecem regularmente todos os anos, individualmente e nas edições da Caravana Seletiva, que em 2017 pré-aprovou 362 candidatos para 14 das 23 modalidades atendidas pelo programa.
 
As visitas deste ano dos profissionais da Caravana acontecerão em março, nos seguintes dias e locais: Centro Comunitário Alto da Ponte (3), Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (10), Parque Ecológico do Santa Inês I (17) e Centro Poliesportivo João do Pulo (24).
 
Programa Atleta Cidadão – modalidades atendidas:
Atletismo
Basquete
Boxe
Ciclismo
Damas
Futebol
Futsal
Ginastica Artística
Ginástica Rítmica
Handebol
Hockey
Judô
Karatê
Luta Olímpica
Malha
Natação
Rugby
Taekwondo
Tênis de Campo
Tênis de Mesa
Voleibol
Vôlei de Praia
Xadrez

A Afini Tennis, equipe de alto rendimento voltada a jogadores juvenis e profissionais, conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de São José dos Campos (SP) e da Associação Esporiva São José e o patrocínio da HEAD. A equipe possui quatro anos de existência e trabalha com mais de 30 atletas, e conta com a estrutura de onze quadras, de saibro e rápidas, além de uma equipe técnica de oito treinadores mais psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e fisiologista, além de agenciamento/gerenciamento de atletas que integram a equipe.