X

Halep faz história e disputa primeira final de Slam em Paris

Quinta, 05 de junho 2014 às 15:10:45 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
A romena Simona Halep, número quatro do mundo, confirmou a boa fase e fez história nesta quinta-feira ao superar a alemã Andrea Petkovic na semifinal de Roland Garros. A jovem de 23 anos quebrou um tabu de 35 anos sem representantes de seu país em finais de Major e vai encarar agora a russa Maria Sharapova na decisão.

No melhor estilo "mineirinha", Halep foi comendo pelas beiradas, avançando na chave que se abria a cada rodada com a queda de favoritas, e hoje na semi superou a a 27ª colocada do ranking em sets diretos com parciais de 6/2 7/6 (7/4) em 1h30min de jogo.

A jovem de 23 anos é a primeira romena em uma final de Grand Slam desde Virginia Rizici em 1979. Rizici, que curiosamente é empresária de Halep, é também última representante de seu país a vencer um Major, também em Paris, em 1978.

Halep, que não perdeu sets ainda na competição, buscará no sábado seu oitavo título no circuito em sua primeira final de Grand Slam contra a musa russa Maria Sharapova, ex-líder do ranking e atual sétima colocada, que mais cedo bateu na outra semi a canadense Eugenie Bouchard em três sets.

São três jogos entre as duas até hoje no circuito e a russa levou a melhor em todas. A última delas e única no saibro foi na final de Madri, mês passado, onde Sharapova venceu com dificuldades em três sets, de virada.

O Jogo

Halep encaixou 25 winners na partida e cometeu 20 erros não-forçados, números bem melhores que de sua rival, que encaixou apenas 14 bolas vencedoras e cometeu 36 equívocos.

No primeiro set, domínio total da romena que não deu chances à germânica no seu saque e, com duas quebras, venceu por 6/2 em apenas 28 minutos.

Na segunda etapa, mais equilíbrio e uma quebra para cada lado com o set indo ao tie-break. Aí falou mais alto a confiança e ímpeto da top 5 que liderou do início ao fim marcando 7/6 (7/4) para garantir sua vaga na final.