X

Federer perde jogão de 5 sets para Gulbis nas 8ªs de Roland Garros

Domingo, 01 de junho 2014 às 12:20:32 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O talentoso letão Ernests Gulbis, número 17 do mundo, desabrochou em Roland Garros. Neste domingo o tenista da Letônia eliminou o suíço Roger Federer, quarto colocado, por 3 sets a 2 em uma grande e nervosa batalha nas oitavas de final do Grand Slam no saibro.

Leia Mais:
Federer: 'Tenho muito a lamentar desse jogo'
Promoção Aberto da França - ganhe uma Raquete oficial do torneio!

O tenista de 25 anos superou o campeão de 2009 e dono de 17 Majors com parciais de 6/7 (7/5) 7/6 (7/3) 6/2 4/6 6/3 após 3h42min de duração na lotada quadra Philippe Chatrier, a principal em Paris.

É a primeira vez desde Roland Garros em 2008 que Gulbis atinge as quartas de um torneio desse porte. Ele buscará seu maior resultado em sua carreira diante do tcheco Tomas Berdych, sexto colocado, que aplicou um triplo 6/4 sobre o americano John Isner, 11º. São seis jogos e quatro derrotas de Ernests que perdeu o único no pó de tijolo, em Nice, França, 2011. Gulbis vem exatamente de um título no torneio no sul da França e somando hoje sua oitava vitória consecutiva.

Federer, por sua vez, perde pela primeira vez antes das quartas de final em 10 anos quando caiu na terceira rodada contra Gustavo Kuerten em 2004. De lá pra cá foram cinco finais e um título. Na última temporada perdeu nas quartas diante do francês Jo Tsonga e por isso perderá 180 pontos no ranking (soma 180 e perde 360).

Foi também a primeira derrota no 5º set para Federer em sete situações iguais no Aberto da França.

O jogo

Um primeiro set bem equilibrado com os dois confirmando até Gulbis quebrar em 4/2, mas sofrer a quebra de volta com direita fora. O duelo foi ao tie-break, Gulbis abriu 5 a 3, mas Roger fez quatro pontos seguidos encaixando um ace e uma bela passada para marcar 7/6 (7/5) em 51 minutos.

O segundo set começou com quebra para Gulbis após Federer abrir 40/0 e desperdiçar chances. Logo em seguida, equívocos do letão deram o empate para o natural da Basileia que conseguiu nova quebra em 5/3. Com 40/15, Federer teve um smash não tão fácil, jogou em cima do rival, tomou passada, em seguida errou após bola funda do adversário e perdeu o serviço. Federer salvou um 15/40 no 5/5 vendo o adversário se irritar e detonar uma raquete. No tie-break Federer errou seguidamente a partir da metade e perdeu por 7/6 (7/3) após 57 minutos.

Federer foi quebrado no sexto game do terceiro set, teve um 0/30 não aproveitado e sua moral e confiança baixaram. Seguiu errando e perdeu o set facilmente por 6/2 após 32 minutos totalizando 10 erros não-forçados contra apenas dois do rival que fez nove vencedoras.

Na quarta parcial Federer veio mais disposto e ganhou confiança com a primeira quebra abrindo 4/2. Ele tornou a romper, abriu 5/2, viu Gulbis devolver uma delas, mas fechou após game nervoso, de iguais, onde até deu uma encarada no rival ao ter um dos set-points. 6/4 em 46 minutos. No meio do set Gulbis pediu atendimento no vestiário com problemas na região glútea.

No quinto set Gulbis conseguiu uma quebra cedo, no segundo game, abriu 3/0 e sustentou a vantagem, salvando um 0/30 no sétimo game e fechando com potentes saques e esquerda fora do suíço por 6/3.