X

Venus estreia na noite desta segunda em Florianópolis

Domingo, 24 de fevereiro 2013 às 19:43:30 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O Brasil Tennis Cup recebe nesta segunda-feira a sua grande estrela na quadra central da Federação Catarinense, em Florianópolis. Venus Williams enfrenta a croata Mirjana Lucic a partir das 20h (de Brasília) pela primeira rodada do maior torneio feminino de tênis do Brasil.

Esta será a primeira partida de Venus Williams em piso brasileiro na carreira. Além da norte-americana, dona de 22 títulos de Grand Slam, outras cabeças de chave estreiam em Santa Catarina. Pela rodada noturna a belga Kirsten Flipkens estreia contra a russa Olga Puchkova, a partir das 18h30.

A programação começa a partir das 11h na quadra central com a cazaque Yaroslava Shvedova enfrentando a húngara Melinda Czink. A espahola Anabel Medina Garrigues joga logo na sequência contra a romena Monica Niculescu.

Beatriz Haddad Maia, de apenas 16 anos, estreia em uma chave principal de torneio WTA contra a norte-americana CHieh-Yu Hsu, que furou o qualifying. A partida será a terceira da quadra principal do Brasil Tennis Cup.

“A adversária é a americana Chieh-Yu Hsu, e eu não conheço ela, não a vi jogar. Bom, primeiro é dizer que estou muito feliz de ter recebido este convite, poder jogar a chave em casa, no Brasil, com a torcida. Estou muito bem preparada, estou treinando desde a Fed Cup com as meninas, a gente vem fazendo trabalhos específicos com o Larri. Estou no calor de Santa Catarina já há três semanas, estou bastante acostumada, isso é importante para pegar as europeias que estão tudo congelando lá nos indoor. É cabeça para a frente, tentar descansar o máximo e me preparar bem para amanhã", afirma Bia Haddad Maia.

"Aqui não tem jogo fácil, não tem menina ruim. Aqui está todo mundo por mérito, com ranking e bons resultados. Acredito que vão ser bons jogos, todos jogos duros. Eu tenho que me impor, fazer meu jogo com respeito. Lógico que dentro da quadra a gente tem aquele ‘não respeito’, mas é sempre se impondo", completa a jovem Brasileira.

Entre as melhores juvenis no ranking mundial da ITF, Bia comemorou o resultado de Teliana Pereira no WTA de Bogotá e a importância da presença dela junto às demais brasileiras.

"Eu a vi (Teliana) jogando na Fed Cup, estávamos juntas. O legal é ter visto ela diferente, ela traz uma energia diferente. Isso traz uma coisa boa para gente. É super legal. A Teliana tudo que ela trabalhou, evoluiu, teve que operar e deu errado, e operou de novo. A gente vê que tem que ter essa persistência, que a gente pode aguentar. Ela é um exemplo de jogadora, de atleta. Temos que trazer essas coisas boas, essa energia, e entrar nesse barco, para ver se o Brasil desenrola um pouco, quebra esse tabu, esse top 100 logo. A Paulinha (Gonçalves) evoluiu bastante. Quer exemplo melhor de persistência que a Nanda? Ela tem 30 anos e ainda está jogando de igual para as meninas, tem físico, vontade, nunca nada a afastou do tênis. É bem legal de ter esses exemplos”, finalize Beatriz Haddad Maia.

Confira abaixo a programação desta segunda-feira no Brasil Tennis Cup:

Quadra Central - a partir das 11h

Melinda Czink (HUN) x Yaroslava Shvedova (KAZ)[2]
Anabel Medina Garrigues (ESP)[6] x Monica Niculescu (ROU)
Chieh-Yu Hsu (USA)[Q] x Beatriz Haddad Maia (BRA) [WC]
Paula Gonçalves (BRA)/Laura Pigossi (BRA) x Florencia Molinero (ARG)/Adriana Perez (VEN)
Não antes das 18h30
Kirsten Flipkens (BEL)[3] x Olga Puchkova (RUS)
Não antes das 20h
Venus Williams (USA)[1] x Mirjana Lucic-Baroni (CRO)

Quadra 1 - a partir das 11h
Adriana Perez (VEN)[Q] x Chanelle Scheepers (RSA)[4]
Beatriz Garcia Vidagany (ESP)[Q] x Nina Bratchikova (RUS)
Caroline Garcia (FRA) x Maria Irigoyen (ARG)[Q]
Garbine Muguruza (ESP) x Kristina Barrois (GER)[Q]

Quadra 2 - a partir das 12h
Shahar Peer (ISR) x Tereza Mrdeza (CRO)[2]
Não antes das 14h
Timea Babos (HUN)/Kimiko Date-Krumm (JPN)[3] x Julia Glushko (ISR)/Paula Kania (POL)