X

Itália vence Croácia de Cilic nas duplas e vira confronto

Sábado, 02 de fevereiro 2013 às 17:42:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Os donos da casa, que começaram atrás no confronto após a derrota de Paolo Lorenzi para Marin Cilic em duros 5 sets, consolidaram mais um passo na virada pra cima da Croácia após a vitória da dupla italiana por 3 sets a 1 com parciais de 3/6 6/1 6/3 7/6(11).

Os visitantes croatas pularam na frente no confronto na sexta feira, mas em seguida viram Andreas Seppi empatar o duelo para os italianos após vencer Ivan Dodig em, relativamente tranquilos, 3 sets a 1. Neste sábado, novamente, os croatas saíram na frente após vencer o primeiro set. Foram 7 aces e 12 winners dos croatas contra nenhum ace e apenas 5 winners dos italianos que resultaram em uma única quebra de saque que deu o set para Cilic e Dodig por 6/3.

Na segunda parcial foi a hora dos donos da casa elevarem seu nível de jogo e se impor contra os visitantes. Simone Bolleli e Fabio Fognini reduziram seus erros não forçados de 10, no primeiro set, para apenas 3 e dispararam 15 winners e conseguiram duas quebras de saque em cinco chances que tiveram, sem que os adversários conseguissem sequer ameaçar seus saques. Os italianos, então, iniciavam a virada ao fechar o segundo set por 6/1 em 31 minutos.

No terceiro set a dupla italiana repetiu a receita do set anterior, mantendo a postura agressiva eles dominaram novamente os adversários que elevaram ainda mais seu número de erros não forçados, novamente não conseguiram ameaçar o saque dos anfitriões e sofreram outras duas quebras de saque em quatro chances que os italianos tiveram. Os donos da casa pularam na frente com 2 sets a 1 ao fechar o terceiro set por 6/3.

No quarto set o jogo, finalmente, atingiu o equilíbrio. Ambas as duplas fizeram números parecidos de winners, 14 dos italianos contra 15 dos croatas, e também de erros não forçados, 24 dos italianos contra 28 dos croatas. Com o alto número de aproveitamento de saque e as duas duplas assumindo uma postura bastante agressiva o set teve 4 quebras de saque, duas para cada lado, e acabou indo para o tie break. Na parcial de desempate o equilíbrio se manteve até que no 9/7 os italianos tiveram seu primeiro match point. Os donos da casa teriam mais 4 match points até que conseguissem fechar o tie break por 13/11 e, finalmente, a partida em 3 sets a 1 em 3:25h de jogo.

O duelo entre croatas e italianos será definido nesse domingo com os jogos de Andreas Seppi vs Marin Cilic e Fabio Fognini vs Ivan Dodig. Caso Seppi vença, a Itália sairá campeã sem a necessidade da disputa do 5º jogo.