X

Nadal nega denúncias de sonegação de impostos

Quinta, 02 de fevereiro 2012 às 17:24:51 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Rafael Nadal emitiu um comunicado nesta quinta-feira assegurando que cumpre à risca com todas as suas obrigações tributárias depois que o site eswpanhol Primeran publicou detalhes de várias companhias ligadas ao espanhol de que ele se aproveitava de benefícios fiscais.

O site www.primeran.com apontou que as companhias haviam estabelecido seu domicílio fiscal no País Vasco para aproveitar a norma tributária especial desenhada para ajudar as empresas locais e que assim diminuiria radicalmente os impostos de direitos de imagem de Nadal.

A mídia espanhola ainda afirma que de 2005 até 2009, a empresa Aspemir, do tenista, arrecadou um total de 47,3 milhões de euros (quase R$ 110 milhões), mas que pagou de impostos pouco mais de 11 mil euros (cerca de R$ 25 mil).

O jornal El Confidencial afirmou que as autoridades do País Vasco estavam investigando o caso. O governo do local não foi encontrado para falar sobre o assunto.

O porta-voz de Nadal publicou um comunicado em que reconhece que o número dois do mundo possui empresas na região vasca, mas afirmou que agora as empresas haviam sido transferidas para as Ilhas Baleares, onde o tenista nasceu e vive.

"As sociedades mencionadas e o próprio tenista se certificam de que cumprem com todas as obrigações tributárias", diz o comunicado.

"Desde o início de sua carreira, Rafa sempre quis manter sua residência na Espanha e assim foi, reafirmando o compromisso como espanhol dentro e fora de quadra", continuou Carlos Costa, empresário do tenista que perdeu recentemente o Aberto da Austrália em final emocionante contra Novak Djokovic.