X

Federer derruba Nadal, é Penta do ATP Finals e iguala Sampras e Lendl

Domingo, 28 de novembro 2010 às 17:29:32 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Roger Federer, número 2 do mundo, derrotou seu maior rival e algoz, Rafael Nadal, líder do ranking, natarde deste domingo e conquistou seu quinto título do ATP World Finals, torneio que reúne os oito melhores do ano e fecha a temporada.

Leia Também:
Veja como foi a vitória de Federer!
Federer ressalta fidelidade ao plano de jogo
Siga o Tênis News no Twitter!

O natural da Basileia, dono de 16 Grand Slams, precisou de 1h37min para marcar 6/3 3/6 6/1 neste que foi o 22º encontro entre os dois e se torna sua oitava vitória sobre o natural de Manacor.

Federer fatura o torneiode forma invicta com cinco triunfos cedendo apenas um set. Este é também o pentacampeonato repetindo os feitos de 2003, 2004, 2006 e 2007, igualando assim o recorde de Pete Sampras e Ivan Lendl, maiores ganhadores da competição.

O experiente tenista de 29 anos soma também seu 66º título em 94 finais na carreira e termina a temporada com cinco títulos em nove decisões. Ele abriu o ano ganhando o Australian Open e fechou vencendo o ATP World Finals. Venceu ainda o Masters 1000 de Cincinnati (EUA) e os ATPs da Basileia (Suíça) e Estocolmo (Suécia).

Apesar de terminar com derrota, Nadal comemora 2010 com três Grand Slams (Roland Garros, Wimbledon e o US Open) e outros quatro canecos (Madri, Roma, Monte Carlo e Tóquio) e a liderança absoluta do ranking. Esta também foi sua melhor participação no evento onde haqvia batido nas semis em 2006 e 2007.

O jogo

Com paciência e muita agressividade Federer sódeixou que Nadal fizesse três pontos em seu saque e disparou 14 winners para quebrar no sétimo game com bola vencedorade esquerda para definir com winner de forehand por 6/3. Nadal fez apenas dois winners e errou quatro bolas.

Nadal se aproveitou do baixo índice de 1º saque de Federer no 4º game do segundo set (total de 42% na parcial toda) para obter umaquebra com erro de direita do suíço. O espanhol viu Federer mais travado cometendo erros no fundo e pressionou com bolas fundas e em sua esquerda para dominar e fechar por 6/3 com um slice rasante enganando Roger: 6/3. Foram apenas quatro winners contra oito erros de Rafa e cinco bolas vencedoras contra nove erros de Federer.

Na etapa final o momento crucial foi a queda de energia de Nadal no quarto game. Ele tinha 40/15 e game dominado, mas errou duas, permitiu o break para Federer que partiu pra cima, conseguiu a quebra e fez 4/1 após game disputado. O cansaço físico e mental era evidente no espanhol muito por causa de sua batalha de 3h11min contra Andy Murray no sábado, e Federer aproveitou pra dominar no fundo, quebrar de novo e fechar com um winner de forehand: 6/1 e muita vibração.