X

Nadal vence jogo épico contra Murray e pega Federer na final

Sábado, 27 de novembro 2010 às 15:34:36 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
No jogo mais incrível da temporada 2010, até o momento, Rafael Nadal, número 1 do mundo, conseguiu uma espetacular vitória sobre Andy Murray,quinto colocado, e se classificou para a decisão do ATP World Finals, torneio disputado na O2 Arena de Londres e que reúne os oito melhores do ano.

Leia Também:
Nadal: 'Uma das melhores partidas da carreira'
Murray nãose recriminae rasga elogios a Nadal
Siga-nos no Twitter!

O natural de Manacor precisou de desgastantes 3h11min para marcar 7/6 (7/5) 3/6 7/6 (8/6) e passa pela primeira vez à final do torneio que encerra o ano do circuito da ATP.

Nadal frustra o sonho de Murray de vencer pela primeira vez em casa repetindo o feito de Wimbledon (também jogado em Londres) quando também eliminou o rival nas semifinais para posteriormente levantar o caneco contra Tomas Berdych. O tenista de 24 anos vence seu nono jogo de 13 encontros e se vinga da fácil derrota nas semis do Masters de Toronto (Canadá).

O espanhol, que havia esbarrado nas semifinais de 2006 e 2007, chega na final invicto com quatro vitórias em quatro partidas (bateu Andy Roddick, Berdych e Djokovic) e enfrentará, neste domingo às 15h30, o suíço Roger Federer, seu maior rival no circuito. Os dois jogaram 21 vezes com 14 triunfos de Rafa que levou a melhor no último na final do Masters de Madri em maio.

Nadal tentará seu 44º título em sua 56ª final enquanto que Roger busca seu 66º caneco em sua 94ª decisão. Federer possui quatro títulos no ATP Finals (2003, 2004, 2006 e 2007) em cinco decisões.

O jogo

A partida tem tudo para ser a melhor da temporada. Além do alto nível de tênis com muitos winners, disputas no fundo de quadras e pontos de efeito, o duelo foi recheado de emoções com dois match-points salvos por Murray que chegou a ter condição favorável a vencer o encontro. No total dos números, Andy somou 53 winners contra 32 de Nadal e errou 47 contra 35 do espanhol.

Um primeiro set de alto nível dos dois jogadores (foram 18 winners do escocês contra12 de Nadal, 15 erros de Murray e oito de Rafa) que sacaram muito bem e só possibilitaram que a devolução marcasse seis pontos para cada jogador. O tie-break foi inevitável. Nadal conseguiu a mini-quebra forçando o erro de Murray e abriu 5 a 2, mas o natural de Dunblane se recuperou explorando o revés do rival e vencendo ponto na rede. Nadal então atacou no forehand, obteve o set-point e partiu pra cima na devolução e de forma agressiva chegou bem à rede definindo com voleio curto incrível: 7/6 (7/5) em 59 minutos.

Nadal teve suas chances no início do segundo set com dois breaks, mas errou uma devolução e viu o rival dar winner. O jogo seguiu equilibrado até o escocês elevar o nível e começar a ficar agressivo a partir do sétimo game. Murray fez 0/40, mas Nadal se safou com pontos sensacionais. Todavia na quarta chance o escocês disparou outra bola vencedora para quebrar. Neste momento Nadal cometeu alguns erros tentando o ataque e a confiança do tenista da casa era enorme para manter o jogo firme. Com mais winners ele encerrou a contagem com outra quebra por 6/3, em 50 minutos, para levar o público ao delírio. Foram 17 winners e apenas nove erros de Murray. Nadal acertou nove e errou dez.

Ele teve um match-point, mas errou devolução de segundo saque e foi servir pra partida. Mais três erros de Rafa e Murray empatou a partida com bela passada de backhand. Outro game duro e Nadal teve um break, mas Murray despachou três potentes serviços para virar. O duelo merecia outro tie-break e Murray começou agressivo, dominando para fazer 3 a 0 com duas mini-quebras e 4 a 1 com uma mini-quebra. Mas Nadal não é o número à toa. Com um winner de forehand ele igualou em 4 a 4 e conseguiu a virada em 6 a 5. Murray então foi à rede e a pressão deu certo com erro de Rafa na passada. Mas o escocês cometeu equívoco no forehand aberto e deu a terceira oportunidade. Desta vezNadal foi pra cima e com um winner de forehand finalizou o encontro e vibrou muito: 7/6 (8/6).