X

Nadal derruba Djokovic e se aproxima da semi no ATP Finals

Quarta, 24 de novembro 2010 às 20:18:41 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Rafael Nadal, número 1 do mundo, levou a melhor no duelo mais esperado do Grupo A do ATP World Finals, torneio que reúne os oito melhores da temporada, diante de Novak Djokovic, e ficou bem próximo de se classificar às semifinais da competição jogada no piso rápido coberto da O2 Arena de Londres.

Leia Também:
Nadal comemora, mas se mantem cauteloso quanto a vaga na semi
Djokovic culpa derrota por irritação no olho
Veja como foi a vitória de Nadal!
Siga o Tênis News no Twitter!

O espanhol precisou de 1h51min para derrotar o natural de Belgrado por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/2 na reedição da final do US Open onde se sagroucampeão pela primeira vez ganhando por 3 sets a 1. O triunfo devolve a derrota do ano passado que sacramentou a péssima campanha onde saiu da capital inglesa sem ganhar um set sequer. O triunfo é também o 16º em 23 jogos de Rafa contra Nole, o quinto em doze partidas sobre o piso rápido.

Nadal, que chegou a 70ª vitória em 79 partidas em 2010, soma seu segundo triunfo na competição e fica bem próximo de sua classificação às semifinais necessitando vencer apenas um set diante do tcheco Tomas Berdych na próxima sexta-feira . Nadal lidera o grupo com dois triunfos, deixando Djokovic empatado com Tomas Berdych na segunda colocação e só perde a vaga se cair em sets diretos pro tcheco e Berdych bater Andy Roddick também por 2 sets a 0. Até o americano tem chances. Precisa vencer Djokovic e contar com o triunfo de Nadal sobre o tcheco.

Esta foi a sexta vitória do espanhol de Manacor no torneio de fim de ano. Ele luta para melhorar as campanhas de 2006 e 2007 quando parou na penúltima fase. Seu objetivo é vencer o torneio, única grande competição que não possui no currículo.

O jogo

A primeira etapa foi super disputada. Djokovic começou bastante agressivo partindo pra cima de Nadal e teve um break-point no segundo game, mas não confirmou. O jogo seguiu e Nadal conseguiu a quebra com erro de Nole perto da rede para fazer 3/2. O espanhol pediu atendimento para reparar um curativo no pé. No retorno Djokovic não abaixou a cabeça e igualou o encontro e no 4/4 pediu atendimento para mudar a lente de contato. No retorno Djokovic se enrolou e não conseguia encaixar seus potentes golpes usando bolas mais altas por cima da rede. Nadal aproveitou um game mal jogado pelo sérvio (erros e dupla-falta) para quebrar e fazer 6/5. Este último game foi disputado, Djokovic teve três breaks, jogou malum deles e viu Rafa ser agressivo nos outros. No primeiro set-point, Djokovic jogou a devolução no pé da rede e Rafa celebrou 7/5 em 1h15min.

Na segunda etapa Djokovic manteve-se incomodado e fezum péssimoprimeiro game perdendo de zero com erro de voleio em subida desesperada à rede. Nadal aproveitou para abrir 4/0 e comandar o placar sem mais problemas por 6/2. Ao fim do encontro Djokovic fez gestos do problema no olho que sofreu na parcial anterior.