X

Soderling supera Ferrer e entra na briga pela semi do ATP Finals

Terça, 23 de novembro 2010 às 20:12:51 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O sueco Robin Soderling se recuperou do revés diante de Andy Murray na primeira rodada e venceu a primeira no Grupo B do ATP World Finals, torneio que reúne os oito melhores do ano na O2 Arena de Londres. O número quatro do mundo tem boas chances de se classificar às semifinais.

Soderling, vice-campeão de Roland Garros e vencedor do Masters 1000 de Paris (França), precisou de 1h41min para superar o espanhol David Ferrer, sétimo colocado, com um duplo 7/5. O triunfo foi a revanche da derrota na semifinal do ATP 500 de Valência (Espanha) no início do mês e conslida o retrospecto de 9 a 4 sobre o natural de Javea.

Com a vitória Soderling se coloca na terceira posição do grupo. Ele perde no critério de desempate dos games average para Andy Murray que o venceu por 6/4 6/2, mas perdeu pelo mesmo placar diante de Roger Federer. Seu próximo jogo será justo contra o suíço e mesmo e uma vitória pode lhe dar a classificação ou até mesmo a derrota (para isso preciso que Ferrer derrote Murray).

Federer ainda não está classificado para a semifinal, mas só um desastre tira essa vaga do suíço - precisa perder feio para Soderling na terceira rodada e ver Murray vencer Ferrer com facilidade.

O jogo

Com 75% de aproveitamento no primeiro saque e seis aces, Soderling não deu oportunidades a devolução de Ferrer que precisou se livrar de dois breaks em game longo no início da partida. O duelo foi seguindo até o 12º game quando o sueco abriu 15/40, perdeu três chances com dois erros, mas confirmou na quarta com uma linda passada e forehand: 7/5 em 48 minutos.

Soderling conseguiu ótimo contra-ataque e bom voleio para conquistar a quebra e abrir 5/2 na segunda parcial. Quando tudo parecia definido, Ferrer lutou e igualou em 5/5 com equívoco do sueco. Mas Soderling partiu pra cima e com grande devolução forçou erro de Ferrer conseguindo o triunfo por 7/5.