X

Distensão muscular na perna, ou o 'tennis leg'

Sexta, 19 de novembro 2010 às 08:35:00 AMT

Link Curto:

Gilbert Bang III
Por Gilbert Bang, Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis - Poucos conhecem o “tennis leg”, traduzido para o português como “pedrada na perna”. Recebe este nome, pois a sensação é de ter tomado uma pedrada ou um chute na perna.

O “tennis leg” caracteriza-se por uma lesão muscular de grau variado, podendo chegar à ruptura completa. Normalmente ocorre em decorrência a um movimento súbito e potente como num tiro curto de corrida.

Estudos mostram que não há relação com fazer ou não aquecimento antes da atividade física. Desta forma, torna-se necessário avaliar condições físicas que possam predispor à lesão: avaliação das articulações e qualidade muscular (massa magra, elasticidade, potência, força e resistência muscular), não só local, mas de uma forma global.

Os sinais e sintomas são: dor, inchaço (edema), descoloração local, incapacidade para andar, perda do contorno muscular (quando há ruptura completa).

O tratamento inicial visa o alívio da dor e manutenção da qualidade articular passando então, para a fase de reequilíbrio muscular até o programa de retorno à prática esportiva.

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.

Bang também é Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis e do Departamento Infanto Juvenil da CBT.

Fale com o Bang: bang@bangsports.com.br