Roger Federer segue fazendo vítimas sem dó e nem piedade no ATP 500 da Basileia (Suíça), evento jogado em sua cidade natal e torneio pelo qual já foi pegador de bolas. O número dois do mundo se classificou para a semifinal sem nenhuma dificuldade nesta sexta-feira.
O dono de 16 Grand Slams necessitou de apenas uma hora para superar o tcheco Radek Stepanek, experiente tenista de 31 anos número 38 do mundo, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/2.
Na primeira etapa o jogo seguiu apertado até o sexto game quando Federer quebrou, abriu 5/2 e concluiu a parcial em 33 minutos. No segundo set uma quebra veio logo de cara e a segunda no sétimo game depois que Stepanek tinha 40/0 em seu serviço. Federer concluiu por 6/2 com um ace.
Este foi o 11º jogo entre os dois que podem ser considerados desafetos já que Federer não gosta do comportamento do rival dentro de quadra. O suíço soma nove triunfos.
Esta é a 55ª vitória em 67 partidas de Roger na temporada. Ele lutará por mais uma final contra outro freguês, o americano Andy Roddick, nono do mundo, que aplicou um duplo 6/4 sobre o argentino David Nalbandian.
Federer venceu 19 dos 21 jogos entre os dois.Curiosamente este será o primeiro embate da temporada. O último foi a histórica finalde Wimbledon no ano passado vencida pelo europeu com 16/14 no 5º set.