X

Copa Petrobras cumpre seu papel fazendo evoluir vários talentos

Quarta, 03 de novembro 2010 às 17:02:20 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Encerrada a sua sétima edição, após seis semanas consecutivas de torneios em países da América do Sul, a Copa Petrobras de Tênis mais uma vez ratificou e consolidou seu principal compromisso de desenvolver o tênis nos países em que atua, além de proporcionar a jovens e experientes jogadores a oportunidade de se consolidarem entre os 100 melhores do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

São Paulo fechou o calendário do maior circuito challenger do mundo, no último sábado, na Sociedade Harmonia de Tênis, na capital paulista, com a vitória do experiente gaúcho Marcos Daniel. Antes de desembarcar no Brasil, o circuito passou pela Colômbia, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile. Ao todo, a Copa Petrobras distribui US$ 475 mil em prêmios e pontos importantes no ranking.

O significativo gesto de Daniel, que levantou as mãos ao céu, depois de vencer o tenista número 1 do Brasil, o paulista Thomaz Bellucci, na final da etapa de São Paulo, foi, sem dúvida, um exemplo do que representou a sétima edição da Copa Petrobras.

A vitória do experiente tenista brasileiro, que aos 32 anos conquistou seu 13º título de challenger e busca esta temporada voltar ao top 100, rendeu a ele, que já foi 56º do mundo, 29 posições no ranking e o posto de 123º colocado.

A etapa brasileira também teve outro destaque. O novato Christian Lindell, de 18 anos, carioca que joga pela Suécia, virou a sensação do torneio ao aproveitar com maestria o wild card (convite) dado pela organização. Embalado, só parou nas semifinais diante de Thomaz Bellucci. Com o resultado inédito, o jovem avançou 80 posições e assumiu a 365ª posição do ranking mundial.

A edição 2010 da Copa Petrobras começou em 18 de setembro, em Bogotá, Colômbia. O público colombiano pode observar, nas quadras do Club Los Lagartos, a evolução do juvenil Juan Sebastián Gómez, que recebeu um convite, e surpreendeu na rodada de estreia o argentino Facundo Bagnis. Gómez, de 18 anos, é uma das esperanças do tênis colombiano. Também se destacaram os jovens Alejandro González (COL) e os brasileiros José Pereira e Eládio Ribeiro Neto, que furou o quali e avançou até a segunda rodada, somando valiosos pontos no ranking.

Entre os experientes, uma das gratas surpresas do primeiro torneio da gira foi a campanha do paulista João Souza, o Feijão, que ficou com o título da etapa colombiana da Copa Petrobras. A conquista aproximou o carismático brasileiro do top 100. Com o título de Bogotá e o vice-campeonato em Quito, Feijão atingiu o melhor ranking de sua carreira com 101ª posição.

A etapa de Montevidéu, Uruguai, registrou a volta do argentino Máximo Gonzaléz ao circuito profissional, afastado das quadras devido à uma lesão no joelho direito. O argentino reapareceu em grande estilo, vencendo na final o ídolo local, Pablo Cuevas, cabeça de chave 1 do torneio, iniciando assim sua recuperação no circuito. Na capital uruguaia estiveram também jovens promessas do tênis argentino: Agustín Velotti, campeão juvenil de Roland Garros, e Facundo Arguello.

A terceira etapa aconteceu em Buenos Aires, Argentina, no Vilas Club, com mais uma vitória do argentino Gonzaléz, só que desta vez em casa, superando novamente Pablo Cuevas. O torneio também contou com a presença do italiano Fabio Fognini, então 63º do mundo. A confirmação do excelente momento de Gonzaléz, que já esteve entre os 58 melhores do ranking, veio com o salto de 53 posições, assumindo o posto de 154º.

De Buenos Aires, a Copa Petrobras seguiu para Assunção, Paraguai. Nas quadras do Yacht y Golf Club Paraguayo quem se destacou foi o português Rui Machado, que venceu o experiente paraguaio Ramón Delgado, que defendia seu título em casa. Com o título, Machado ficou bem perto do top 100, um dos seus objetivos da temporada.

Em Santiago, quem reinou no Club de Tenis Providencia foi o italiano Fabio Fognini, que garantiu o título ao vencer o local Paul Capdeville. Na ocasião, Machado, que chegou às semifinais, pode comemorar enfim seu ingresso no top 100, alcançando a 95ª colocação.