X

Tênis e Saúde - Coccigodínea, a lesão no cóccix

Terça, 02 de novembro 2010 às 11:48:57 AMT

Link Curto:

Gilbert Bang III
Por Dr. Gilbert Bang, Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis - O médico fisiatra, Dr. Gilbert Bang, detalha, na coluna desta semana, sobre a lesão que atrapalha alguns tenistas do circuito mundial da Associação dos Tenistas Profissionais.

Coccigodínea

A coccigodínea é o termo que expressa a dor no cóccix. Por definição, a dor no cóccix é considerada crônica quando tem mais de dois meses de evolução.

O cóccix é o segmento final da coluna e a dor nesta região ainda é um sintoma de difícil diagnóstico e tratamento. Ele é um osso sólido e articula-se com o sacro (articulação sacro-coccígea) e ainda pode apresentar articulações entre suas vértebras (articulações intercoccígeas).

A dor coccígea pode ser estudada através da radiologia funcional que investigará a mobilidade do cóccix em diferentes posturas (sentado e em pé). A mobilidade do cóccix até 25 graus no homem é considerada normal, mas a dor pode aparecer tanto no cóccix móvel ou rígido.

As articulações sacroilíacas e a pelve participam deste mecanismo de dor, pois modifica o alinhamento do cóccix com o eixo vertical ou horizontal, ou seja, conforme se modifica a postura da bacia (ou pelve) o cóccix assume uma posição diferente. Por isso torna-se importante atuar sobre os desequilíbrios pélvicos nos casos de coccigodinea.

O tratamento conservador, antes da cirurgia, é realizado com terapia manual cujos resultados de melhora ocorrem em 25% a 30% dos casos, infiltração (melhora de 50% a 80%) além do controle do equilíbrio pélvico que inclui a coluna lombar.

A cirurgia é indicada quando o tratamento conservador não funciona e pode ser realizada a retirada do segmento doloroso ou de todo o cóccix.

Nota: Novo Código de Ética Médica: É vedado ao médico – Art. 75. Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.

Bang também é Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis e do Departamento Infanto Juvenil da CBT.

Fale com o Bang: bang@bangsports.com.br