X

Qualifying abre o future de Recife

Sexta, 10 de setembro 2010 às 18:29:28 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O 6º Chesf Open Internacional de Tênis começa neste sábado (10/9), com a primeira rodada do qualifying. Vinte e seis tenistas disputam as oito últimas vagas na chave principal do torneio, única competição realizada em Pernambuco que confere pontos no ranking mundial da ATP (Associação de Tênis Profissional). As partidas acontecem a partir das 11h, nas quadras indoor de saibro do Squash Tennis Center, em Boa Viagem.

Vinte e quatro atletas já estão confirmados na chave principal da competição, através da colocação no ranking mundial ou dos convites da organização do evento. O favorito aos 27 pontos no ranking e aos US$ 1.950,00 destinados ao campeão é o argentino Juan-Pablo Amado, 311º do ranking mundial, que deve disputar o título com o compatriota e xará Juan-Pablo Villar, segundo cabeça de chave na competição, e os paulistas Daniel Silva, Ricardo Siggia e Danilo Ferraz.

O Chesf Open, no entanto, costuma ter um histórico de campeões vindos do qualifying. Já na primeira edição, em 2005, o paulista Caio Zampieri disputou três jogos pela etapa classificatória e depois faturou o torneio. Em 2007, foi a vez de Daniel Silva, que volta nesta edição como o brasileiro melhor classificado, ocupando a terceira cabeça de chave. Embora tivesse ranking para entrar direto na chave principal, ele perdeu o prazo de inscrição e teve que disputar o qualificatório.

O qualifying bem que pode servir como um aquecimento para os atletas. Com 26 inscritos, seis dos oito cabeças de chave podem faturar uma vaga no torneio em apenas uma partida. Os demais precisam de duas vitórias. “É bom disputar o quali, porque ganho ritmo de jogo para a chave principal”, diz o sergipano Victor Maynard, primeiro cabeça de chave da competição classificatória.