X

Youzhny vira batalha e volta à semi no US Open

Quinta, 09 de setembro 2010 às 20:49:14 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O russo Mikhail Youzhny, número 14 do mundo, virou batalha de quatro horas, nesta quinta-feira, sobre o suíço Stanislas Wawrinka, 27º colocado, e garantiu passagem às semifinais do US Open, quarto Grand Slam da temporada em Nova York.

Youzhny marcou 3/6 7/6 (9/7) 3/6 6/3 6/3 em uma partida marcada novamente pelo vento no Arthur Ashe Stadium onde fez com que os tenistas atuassem de forma cautelosa sem forçar muito nos golpes da linha de base, utilizando mais os slices e bolas altas por cima da rede.

Youzhny largou a partida com quebra após erro de voleio de Wawrinka. Mas o suíço não se abateu, virou em 2/1 e utilizou muitos slices conseguindo nova quebra em 5/3 pra fechar por 6/3 em 43 minutos após salvar um break.

Na segunda etapa Youzhny se colocou à frente novamente, mas sofreu o empate. O jogo seguiu bastante equilibrado até o tie-break onde o russo foi mais valente, abriu 6 a 4 e fechou pressionando no fundo por 7/6 (9/7).

Na terceira etapa o russo começou disperso, cedeu uma quebra e Wawrinka, algoz de Andy Murray, um dos grandes favoritos ao título, aproveitou para abrir 3/0 e comandar.

O quarto set foi inverso. O suíço iniciou mal, permitiu que Youzhny abrisse 3/0 e não conseguiu a reação.

No quinto set valeu mais a condição física do tenista do leste europeu que fez 2/0, cedeu o empate, mas voltou a quebrar em 4/2 até encerrar o jogo por 6/3.

Youzhny repete seu melhor resultado em Grand Slams que foi justo no Aberto dos Estados Unidos em 2006 quando parou na semifinal. Na ocasião ele bateu Rafael Nadal nas quartas de final e terá o número 1 pela frente.

Os dois jogaram onze vezes e Nadal venceu sete partidas.